Foto 1 |
Foto 2 |
Antes da poda fizemos algumas experiencias com monda quimica para eliminação das daninhas. Depois de na campanha anterior ter sido impossível fazer monda quimica devido às extremas e continuas condições atmosféricas este ano fez-se um esforço e em duas oportunidades com ausencia de chuva conseguimos entrar na vinha e efectuar o tratamento. Utilizámos uma mistura de Zarpa e Glifosato que está a mostrar-se eficaz perante o avanço das ervas daninhas. De notar a diferença na vinha após uma zona com um primeira utilização no inicio do ano e uma zona com utilização posterior após 3 semanas ( foto 1 e 2).
Com este tratamento, tentaremos controlar as ervas invasoras e evitar futuros trabalhos na vinha, quer de corte quer de destroçamento.
E é no Inverno que se inicia a faina, para alicerçar a preparação de um bom Vinho, uma boa produção:
ResponderEliminar- combate das daninhas;
- controle da Escoriose;
- manutenção da rede de rega e da aramação;
- poda, .....
http://www.ivdp.pt/pt/docs/ficha_escoriose.pdf
Vejo as linhas repletas dos protectores das novas cepas plantadas, para resistirem ás lebres, como foi o vingamento?
Parabéns e força com o seu sonho em frente, "A sorte protege os audazes!" mesmo quando nem tudo corre de feição!
Um abraço, e felicidades amigo Carlos!
Alexandre
Amigo Alexandre,
ResponderEliminarObrigado pelo seu simpático e sempre didático comentário. É sempre um gosto ouvi-lo. Obrigado tb pelo link que me deixou. Nesta actividade ainda sou como uma "esponja" e estou sempre a querer aprender.
As novas cepas vingaram muito bem apesar de terem sido colocadas tardiamente na época e já envasadas. Em um hectar tenho cerca de 180 reposições para fazer agora, o que dá uma percentagem de menos de 5% de perdas, o que considero optimo.
Bem haja amigo
Carlos Terenas
Monte das Aranhas