sexta-feira, 8 de abril de 2011

Folhas soltas


Calor em barda. Folhas a despontarem.
Parece que em três dias deixámos de ter Primavera e passámos a ter Verão
O crescimento chega a ser impressionante.
Limpámos a lenha, adubámos com "Argiorgan",
É tempo de fazermos a primeira "cura", o primeiro tratamento. Utilzaremos o "Tecnifol Defender."
Vamos ver o que o futuro nos reserva.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Ponta Verde

Nas Aranhas os ciclos vêm ligeiramente mais atrasados dado o relativo microclima criado pelo nosso pequeno vale. Enquanto nas zonas circundantes deparamos todas as vinhas já em plena saida de folhas nas Aranhas apenas estamos na fase da vinha denominada ponta verde.
É a época dos primeiros calores alternados com chuvas intensas. Terminámos todas as podas de árvores e logo após estão todas como a vinha, em plena ponta verde.
Este ano é o ano da limpeza  das azinheiras. Os primeiros dias de primavera despertam a vida em todo o seu fulgor: é a natureza ela própria que desperta do repouso invernal.
Acabámos de adubar e preparamo-nos para os primeiros tratamentos / curas.
Vai começar o verdadeiro trabalho e a vigilância constante.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A monda


Foto 1

Foto 2

Antes da poda fizemos algumas experiencias com monda quimica para eliminação das daninhas. Depois de na campanha anterior ter sido impossível fazer monda quimica devido às extremas e continuas condições atmosféricas este ano fez-se um esforço e em duas oportunidades com ausencia de chuva conseguimos entrar na vinha e efectuar o tratamento. Utilizámos uma mistura de Zarpa e Glifosato que está a mostrar-se eficaz perante o avanço das ervas daninhas. De notar a diferença na vinha após uma zona com um primeira utilização no inicio do ano e uma zona com utilização posterior após 3 semanas ( foto 1 e 2).
Com este tratamento, tentaremos controlar as ervas invasoras  e evitar futuros trabalhos na vinha, quer de corte quer de destroçamento.


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A poda






Estamos em plena semana da poda aqui nas Aranhas. O mestre Inácio e a sua equipa (Batista,Caldeira, Inácio e o ti Manel) iniciaram uma das operações mais importantes para o sucesso da campanha: a poda.
A poda é uma operação de manutenção da vinha que é realizada durante o repouso vegetativo da videira e ocorre no fim do Inverno. A poda permite um controlo de produção futura equilibrado e sobretudo com qualidade. A escolha do timing exacto tem muito a ver com a dimensão da propriedade ( gestão dos recursos humanos) e sobretudo com a localização da vinha e o risco de geadas severas no pós-poda.
Nas Aranhas tentamos "atrasar" o mais possível a poda já que o nosso pequeno vale com o seu micro clima é muito exposto a geadas. Na semana que passou as temperaturas durante a madrugada bateram os -5º ; o culminar deste Inverno severo. Mas como que a pedido, esta semana acordou com temperaturas enfim primaveris e noites menos dolorosas.
E aqui estamos para mais uma poda.